quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Concurso de Presépios - EB de Lageosa do Dão

Já está a decorrer o Concurso de Presépios 2014 na EB de Lageosa do Dão!
Esta atividade é promovida pelas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica em articulação com a Biblioteca Escolar. 

Alunos, individualmente, grupos de alunos ou turmas poderão desenvolver o seu projeto e apresentá-lo na Biblioteca Escolar até ao dia 12 de dezembro.
O concurso tem como destinatários todas(os) as(os) crianças/alunos do pré-escolar ao 3º CEB.

Consulta o regulamento e PARTICIPA!


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Concurso "Liberdade de Expressão e Redes Sociais" (2014)

A SIC Esperança, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, lançou já a 2ª edição do projeto "Liberdade de Expressão e Redes Sociais"
O tema para este ano é: Como seria a vida sem as redes sociais criadas pela tecnologia?
É esta a questão que os alunos do 3ª CEB (com idade igual ou superior a 13 anos) e do Ensino Secundário são convidados a explorar, nomeadamente abordando aspetos como, por exemplo: como seria uma vida onde não existisse facebook, instagram, youtube, tumblr, google+ e outras redes sociais recentes? Teríamos mais ou menos liberdade de expressão? Mais ou menos privacidade? Que relações entre a liberdade e a privacidade? Que implicações têm as redes sociais, ou a falta delas, na participação cívica e democrática?
Os trabalhos de grupo, com conteúdo originais e em vários formatos (texto, vídeo, banda desenhada...), sujeitos à  orientação obrigatória de um professor, devem ser apresentados até ao dia 15 de janeiro de 2015.

»» Consulta o regulamento e participa!


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Sessão PORDATA na EB de Lageosa do Dão

Decorreu, hoje, mais uma sessão de formação sobre a PORDATA. Desta vez, os destinatários foram os alunos do 8º ano da Escola Básica de Lageosa do Dão.
O Dr. Renato Antunes, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, apresentou aos alunos as inúmeras informações e potencialidades que esta base de dados contém, no que se refere ao estudo de várias temáticas, como é o caso da população e da economia.
A atividade, proposta pela BE, em articulação com a disciplina de Geografia, fornece aos alunos novos recursos de informação muito úteis para o estudo e para a elaboração dos trabalhos escolares. 
Os intervenientes avaliaram a concretização destas sessões de uma forma bastante positiva.




quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dia da Filosofia


Hoje comemora-se o Dia da Filosofia!


Os alunos do Ensino Secundário, da Escola Secundária de Molelos, sob a orientação da professora de Filosofia, estão a desenvolver diversas iniciativas nas escolas do agrupamento, junto de várias turmas, níveis de ensino e respetivos docentes: sessões de formação junto dos colegas, exposições, construção de painéis com "frases filosóficas", criação de um sítio na Internet, entre outras, são algumas das atividades concretizadas.

Queres saber mais sobre O que é a Filosofia?
Então entra neste sítio e consulta as informações que os alunos dinamizadores disponibilizaram.






quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Concurso "7 dias, 7 dicas sobre os media 2015"

A Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com a Direção-Geral da Educação, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Gabinete para os Meios de Comunicação Social, lançaram a 3ª edição do Concurso "7 dias, 7 dicas sobre os media".

A iniciativa pretende fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor, bem como estimular a colaboração entre os professores, alunos, jornais, rádio, televisões e bibliotecas escolares, no âmbito da Literacia dos Media.

Todas as escolas podem apresentar um trabalho por tema e por categoria (1º e 2º CEB; 3º CEB e Ensino Secundário). Os trabalhos podem ser enviados para o endereço constante no regulamento até ao dia 15 de março de 2015.
Os autores do trabalho vencedor de cada categoria serão distinguidos individualmente com um tablet ou um cartão oferta de valor equivalente.

NÃO DEIXES DE PARTICIPAR!



terça-feira, 18 de novembro de 2014

Sessões PORDATA na ES de Molelos

Decorreram ontem, na Escola Secundária de Molelos, sessões sobre a PORDATA, dinamizadas pelo Dr. Renato Antunes, da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
As sessões destinaram-se às turmas do 8º Ano, resultando de uma proposta da BE em articulação com a disciplina de Geografia.




Os alunos mostraram-se interessados e participaram de forma bastante dinâmica, tendo respondido às solicitações do formador na abordagem dos conteúdos propostos.
No final, foi feito um balanço bastante positivo, tanto por alunos, como por professores, realçando-se a importância deste recurso para a aprendizagem e realização dos trabalhos escolares.


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Dia Mundial do Não Fumador

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador!
No âmbito do PAPES (Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde) e em articulação com a Biblioteca Escolar, está patente nas escolas uma exposição de cartazes alusivos ao tema.
Esta iniciativa tem como ojetivos desenvolver competências para uma vida ativa e saudável, desenvolver a capacidade de tomar decisões de um modo informado, responsável e autónomo e compreender os malefícios do tabaco.





quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Concurso Nacional de Leitura - fase de escola

És aluno do 3ºCEB ou do E. Secundário e gostas de ler? 
Já estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional de Leitura! Informa-te junto do teu professor de Português e inscreve-te!



terça-feira, 11 de novembro de 2014

No S. Martinho vem à BE e leva um livrinho!

Hoje é Dia de S. Martinho!
As bibliotecas do agrupamento associam-se à comemoração deste dia e promovem, junto de alunos e professores, várias atividades ligadas às tradições e à cultura do nosso país:
- fazem-se magustos que favorecem o convívio e a brincadeira entre os elementos da comunidade educativa;
- há no ar um cheirinho a castanha assada que os alunos distribuem em "cones" de papel;
- projetam-se PPT's e afixa-se informação com a história de vida do S. Martinho;
- constrói-se um "mural" com provérbios populares sobre as castanhas e as tradições ligadas a esta comemoração, sob o mote "Pelo S. Martinho escreve aqui o teu ditadinho";
- trocam-se receitas da gastronomia típica portuguesa cujo ingrediente principal é a castanha.






sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O "Desafio do mês" já começou!

Se és aluno do 3º CEB já podes participar na atividade "Desafio do mês"

Todos os meses será proposto um desafio novo aos alunos. Solicita-o na tua biblioteca e resolve-o! Desta forma vais acumulando pontos e no final do ano haverá uma "surpresa"!

Consulta o regulamento afixado nas bibliotecas das Escolas Básica de Lageosa do Dão e Secundária de Molelos. PARTICIPA

Também podes consultar aqui o Regulamento. 


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Exploração da PORDATA - sessões com os alunos do 8ºAno

Vão realizar-se, dos próximos dias 17 e 21 de novembro, sessões de exploração da Base de Dados PORDATA com as turmas do 8º Ano das Escolas Secundária de Molelos e Básica de Lageosa do Dão.
As sessões decorrem no âmbito da disciplina de Geografia e resultam de um trabalho de articulação entre este grupo disciplinar e as bibliotecas escolares do agrupamento.


Calendarização das sessões:
»» dia 17 de novembro: 10.30h/12.30h (8ºC), 12.10h/13.40h (8ºA) e 15.55h/17.25h (8ºB), na ES Molelos.
»» dia 21 de novembro: 11.35h/13.20h (8ºD), na EB de Lageosa do Dão;

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Concurso Nacional de Leitura - 9ª Edição

O Plano Nacional de Leitura (PNL) deu início, no passado dia 20 de outubro, à 9ª Edição do Concurso Nacional de Leitura, visando estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral.
São parceiros desta iniciativa a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP) e a RTP.
                 
As Escolas Secundária de Molelos e Básica de Lageosa do Dão vão participar, de novo, neste concurso e já procederam à sua inscrição.
Se és aluno do 3º Ciclo do Ensino Básico ou do Ensino Secundário já podes inscrever-te na biblioteca da tua escola.
PARTICIPA!
Para mais informações fala com o teu (tua) professor (a) de Português ou com a Equipa dinamizadora da BE.