terça-feira, 29 de setembro de 2015

Pordata Kids - uma plataforma a explorar

Diz o velho ditado que “de pequenino se torce o pepino” e, por isso, a Pordata vai lançar uma nova plataforma, a Pordata Kids, onde os números e as estatísticas são apresentados de forma a serem compreensíveis pelos mais pequenos.

 
A pensar essencialmente nas crianças entre os 8 e os 12 anos, a Pordata Kids aborda 10 grandes temas que podem ser explorados a partir da cidade Pordata que surge no ecrã de acesso. Algumas das séries estatísticas foram propositadamente selecionadas para ir ao encontro dos programas de Estudo do Meio (1.º ciclo), História e Geografia de Portugal (2.º ciclo) e Matemática (1.º e 2.º ciclos).


Acessível online a 22 de setembro, a Pordata Kids é uma base de dados que pretende responder com isenção e rigor à curiosidade natural dos mais pequenos e também ser um instrumento útil aos professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. 

Fonte: http://rbe.mec.pt/np4/1595.html

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

26 de setembro - Dia Europeu das Línguas

Assinala-se, amanhã, o Dia Europeu das Línguas!
Por iniciativa do Conselho da Europa, sedeado em Estrasburgo, o Dia Europeu das Línguas tem vindo a ser celebrado, todos os anos desde 2001, no dia 26 de setembro.


Por toda a Europa, 800 milhões de Europeus dos 47 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa.

As Bibliotecas das Escolas Secundária de Molelos e Básica de Lageosa do Dão assinalam este dia destancando obras de autores das línguas espanhola, francesa, inglesa e portuguesa.
São também indicados aos alunos e professores vários recursos digitais disponíveis no site: http://edl.ecml.at/Home/tabid/1455/language/pt-PT/Default.aspx .

Aprender outras línguas será sempre uma mais-valia para o teu futuro pessoal e profissional! Por isso, aprofunda os teus conhecimentos!





segunda-feira, 21 de setembro de 2015

BEM-VINDOS!

A Equipa das Bibliotecas deseja a todos os alunos um Ótimo Ano Letivo!

Bom trabalho e... boas leituras!
Vem até à Biblioteca! Esperamos por ti!


"O livro é uma extensão da memória e da imaginação.


O livro é a grande memória dos séculos...se os livros desaparecessem, desapareceria a história e, seguramente, o homem."

Jorge Luís Borges