quarta-feira, 27 de abril de 2016

Comemoração - Díada de Sant Jordi / Día del Libro

Desde 1995, que no dia 23 de abril  se comemora o “Dia do Livro e dos Direitos de Autor”, pois, neste dia, em 1616, faleceram três grandes escritores: o espanhol Miguel de Cervantes, o inglês William Shakespeare o cronista español Garcilaso de la Vega .
Em Espanha, mais propriamente na Catalunha, o Dia Internacional do Livro coincide com a celebração das festas em honra de “Sant Jordi” - a Díada de Sant Jordi. Neste dia, trocam-se rosas e livros com as pessoas que lhes são mais queridas, por alusão à lenda de São Jorge.
Como tal, os alunos de Espanhol do 9º ano, juntamente com a docente da disciplina, construíram, na Biblioteca da Escola Secundária de Molelos, um painel alusivo ao dia, assim como prepararam alguns marcadores de livros com frases sugestivas relacionadas com a temática e que foram, depois, distribuídos à comunidade escolar.





terça-feira, 26 de abril de 2016

O 25 de abril na BE da Escola Básica de Tondela

Com o objetivo de assinalar e comemorar o 25 de abril junto dos alunos, a Biblioteca da EB de Tondela construiu um mural recorrendo à história "O Tesouro", de Manuel António Pina.
Partindo da pergunta colocada à entrada da biblioteca "Sabes qual é o nosso maior tesouro?", os alunos foram convidados a ler a história e a dar uma possível resposta. 
Os cravos, colocados na arca, deram um colorido à  resposta desejada - a Liberdade!








quarta-feira, 20 de abril de 2016

Encontros com a escritora Manuela Mota Ribeiro


Decorreram, hoje, na Biblioteca Municipal de Tondela, dois encontros com a escritora Manuela Mota Ribeiro, destinados a crianças do pré-escolar e do ensino básico.

Manuela Mota Ribeiro nasceu em 1970, na cidade do Porto. Formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto no ano de 1994. Especializou-se em Medicina Física e de Reabilitação em 2002 (Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de S. João). Tendo dedicado a sua vida profissional à atividade médica e ao ensino universitário, foi diretora da Clínica Pedagógica da Universidade Fernando Pessoa, no ano de 2006, e assistente de Anatomia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto entre 2006 e 2010. Atualmente, dedica-se quase em exclusivo à escrita.
 
Através das diversas personagens que vivem nos seus livros, a escritora Manuela Mota Ribeiro procura promover a educação para a saúde e o desenvolvimento das crianças. Sendo médica de formação, todas as suas obras contêm mensagens fortemente educativas, abordando temas tão importantes como a higiene oral, a alimentação saudável, o “bullying”, a autoestima e a prevenção rodoviária, entre outros. Estes encontros procuraram ser momentos de grande interação com as crianças, num ambiente alegre e descontraído.
 
 
No primeiro encontro da manhã estiveram presentes as crianças do pré-escolar provenientes da EB0 de Tondela. No da tarde participaram grupos/turmas do Jardim de Infância de Molelos e das Escolas Básicas de Adiça e Tonda.
 

 
 

Leituras "floridas" na BE da ES de Molelos!

Há "flores" a brotar dos livros na Biblioteca Escolar de Molelos!
Vem até cá e aproveita o ambiente renovado para fazeres as tuas leituras, realizares os teus trabalhos ou requisitares mais livros para leres em casa!


ESPERAMOS POR TI!

terça-feira, 19 de abril de 2016

20 Anos de RBE - testemunhos escritos

Divulgamos aqui a iniciativa relacionada com a Comemoração dos 20 anos da Rede de Bibliotecas Escolares.










As bibliotecas são locais privilegiados nas escolas, muitas vezes os mais bonitos e confortáveis, onde todos são acolhidos e bem-vindos. São espaços de liberdade, de tolerância, de inclusão, de reflexão, de inovação, de práticas diferentes.
Para os parceiros da comunidade, autarquias e outras instituições, as bibliotecas são frequentemente os interlocutores escolhidos para levar projetos por diante.

Para que a festa dos 20 anos da RBE faça sentido, todos os que participaram/participam na construção desta rede são chamados a dar o seu testemunho, contando, por escrito, de que forma foram tocados pela sua biblioteca.

Queres participar com o teu testemunho?
Então, escreve um pequeno texto e entrega-o na biblioteca da tua escola
Podem participar alunos, professores, assistentes operacionais, direção, pais, autarquia, Biblioteca Municipal/SABE e outros elementos da comunidade.

Através dos professores bibliotecários, alguns desses testemunhos serão publicados no sítio web dos 20 anos RBE e poderão ser utilizados em materiais promocionais. 


sexta-feira, 15 de abril de 2016

Encontro Formativo da Rede de Bibliotecas de Tondela

Vai realizar-se, nos próximos dias 20 e 21 de maio (sexta de tarde e sábado), o Encontro Formativo da Rede de Bibliotecas de Tondela!

 
Este encontro conta com participações de reconhecido mérito a nível nacional e é acreditado para os docentes (0,6 créditos).
Da equipa organizadora fazem parte os professores bibliotecários dos dois agrupamentos de escolas. O nosso projeto "Conhecimento à mão - Cidadania.com TIC" estará integrado num dos painéis do dia 21. 
A formação vai decorrer em vários espaços/sítios do concelho de Tondela como o Auditório Municipal, O Museu Terras de Besteiros e o Museu do Caramulo! Inclui roteiros culturais, espetáculo (noite de sexta), almoço (sábado) nos claustros do Museu do Caramulo e é gratuito! NÃO PERCAS!

» Programa e Inscrições AQUI
 

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Concurso "Literacia 3D - O Desafio pelo Conhecimento"


A nossa aluna Margarida Alves, do 8ºA, da Escola Secundária de Molelos, foi apurada para a Grande Final do Concurso "Literacia 3D - O Desafio pelo Conhecimento", promovido pela Porto Editora. Este apuramento diz respeito à Prova de Literacia Científica.
A Margarida foi a grande vencedora na fase distrital e irá, agora, representar o distrito de Viseu na fase final nacional.
Em breve serão anunciados o dia e o local exatos da realização dessa etapa do concurso, sabendo-se, desde já, que será em Lisboa no próximo mês de maio.


Muitos parabéns, Margarida! E boa sorte!

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Curtas na Biblioteca!


A RBE comemora este ano 20 anos de dinamização, após o seu lançamento em 1996.
No âmbito desta celebração, convidam-se os alunos a mostrar o valor das bibliotecas escolares na sua vida académica e no seu percurso enquanto estudantes.
A iniciativa "Curtas na biblioteca" apresenta-se, assim, como uma oportunidade de promover a biblioteca escolar, através do olhar dos alunos.

Queres participar? Então realiza um pequeno filme, individualmente ou em pequeno grupo, com o máximo de 2 minutos, em que mostres as razões pelas quais "curtes" a tua biblioteca escolar.
Os trabalhos terão que ser enviados para a RBE até 13 de maio.

Consulta o Regulamento e obtém mais informações na tua biblioteca!
PARTICIPA!

segunda-feira, 4 de abril de 2016

TOP LEITORES

No final do 2º período letivo foi atualizada a lista dos alunos no TOP, relativamente às leituras domiciliárias.

Assim, encontram-se no TOP os seguintes alunos:

» Biblioteca da EB Tondela

1ª posição - Ana Raquel Antunes, nº1, 6ºB
2ª posição - Beatriz Almeida, nº5, 6ºB
3ª posição - Bárbara Rodrigues, nº2, 2ºB
                - Rodrigo Santos, nº22, 4ºB

» Biblioteca da EB Lajeosa do Dão

1ª posição - Helena Silva, nº9, 9ºD
2ª posição - Susana Santos, nº14, 6ºH
3ª posição - Fabiana Querido, nº10, 4ºJ

» Biblioteca da ES Molelos

1ª posição - Ana Sofia Rodrigues, nº1, 7ºC 
2ª posição - Mariana Simões, nº13, 10ºB
3ª posição - Mariana Reis, nº 18, 8ºA
 
PARABÉNS a todos os leitores!