Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 21 de março de 2017

Sente-se a POESIA nas nossas bibliotecas!

Hoje comemora-se o Dia da Árvore e também se assinala o Dia Mundial da Poesia!
As nossas bibliotecas renovaram-se com ícones decorativos alusivos a este dia. 
A escrita, a leitura e os livros são os elementos em destaque na Semana da Leitura que, no nosso caso, se integra num programa mais vasto - a Festa do Livro e da Leitura - a decorrer de 20 de março a 4 de abril!

Na BE da ES de Molelos...



Na BE da EB de Lajeosa do Dão...



 

segunda-feira, 20 de março de 2017

Workshop "Portugal é Mar/Recursos Marinhos/Produtos Marinhos e Sustentabilidade" na ES de Molelos

Os alunos dos 8ºA e 8ºC, da Escola Secundária de Molelos, tiveram oportunidade de participar num Workshop dinamizado por elementos da EMEP/Kit do Mar, inserido na programação da Festa do Livro e da Leitura.
Esta atividade resulta de uma articulação entre as Bibliotecas dos dois agrupamentos de escolas do concelho e está integrada no plano do Projeto "Ler+ Mar" do AET Tomaz Ribeiro.




Os alunos foram sensibilizados para vários aspetos relacionados com os recursos e produtos marinhos, bem como com a sua sustentabilidade.
Foi um Workshop muito interessante!

 

Sessão de Abertura "Festa do Livro e da Leitura 2017"

Arrancou mais uma edição da Festa do Livro e da Leitura!
Temos pela frente 16 dias de festa, com uma programação variada em torno da leitura e do livro.
A sessão de abertura oficial do evento aconteceu hoje, pelas 14.30h, na Biblioteca Municipal. Houve música, dança, histórias contadas e encantadas... 
Vários grupos de crianças dos nossos Jardins de Infância e, ainda, a turma do 6ºD, puderam assistir a esta cerimónia.
Vai acompanhando todo o programa e diverte-te!


 

» Acompanha o PROGRAMA
» Faz o seu download


quinta-feira, 16 de março de 2017

Festa do Livro e da Leitura - de 20 março a 04 de abril



Vai começar, na próxima semana, mais uma edição da FESTA DO LIVRO E DA LEITURA, um programa concelhio de articulação de atividades, dinamizadas pelo Município de Tondela, em parceria com as várias Bibliotecas do concelho.

As atividades que se propõem são bastante variadas. Para além dos autores que nos visitam, temos espetáculos de teatro, de música e de poesia, palestras, exposições e animações diversas...

Obtém mais informações AQUI
Consulta o programa e participa!



terça-feira, 29 de novembro de 2016

Concurso "Ler prazer / Ler pra Ser" - Semana da Leitura 2017

Entre 27 e 31 de março de 2017, as escolas e os agrupamentos partilharão o gosto pela leitura e o prazer de ler, envolvendo as autarquias, as empresas, associações e outras instituições, de modo a transportar a leitura para o domínio público e coletivo e a contar com os contributos e  a participação de todos na celebração da leitura.
Pretende-se dar voz e espaço aos leitores, presentes e futuros, na partilha contagiante do gosto e do prazer de ler, na exploração das sonoridades e da musicalidade das palavras e das frases, na descoberta da pluralidade de sentidos, pela dramatização de universos narrativos e poéticos de todos os tempos e contextos, evidenciando-se o prazer de Ler.


Concurso «Ler prazer | Ler p’ra Ser» pretende convidar as crianças e os alunos a, no contexto da celebração da Leitura e do prazer de ler, elaborarem trabalhos criativos que traduzam  a festa da leitura, podendo estes configurar trabalhos de cariz informativo, expressivo ou publicitário.

Fala com os teus professores, informa-te na biblioteca e PARTICIPA!

»» Ver regulamento
»» Ver mais informações


sexta-feira, 18 de março de 2016

Teatro de Fantoches na Biblioteca Municipal

Os alunos do 11ºCPTTAR, da Escola Secundária de Molelos, realizaram, hoje, nova sessão do teatro de fantoches "O Coelhinho Branco", na Biblioteca Municipal.
Desta vez, o teatro destinou-se a alunos do 1ºCEB dos dois Agrupamentos de Escolas - 2ºB do AETCF e Escola de S. João do Monte.
À semelhança das sessões realizadas anteriormente, o teatro animou bastante as crianças, que participaram de forma ativa, reproduzindo o "som dos animais" que foram sendo apresentados ao longo da história.




No final, os meninos desdobraram-se em dois grupos para participarem no ateliê de balões e pinturas faciais. No decorrer do processo, todos se divertiram, uns com espadas, outros com cachorros ou flores, pois foram vários os objetos elaborados.

Fica, aqui, um especial agradecimento aos alunos do CPTTAR, pelas diversas atividades que dinamizaram ao longo do evento Festa do Livro e da Leitura, que irá terminar neste fim de semana.

quinta-feira, 17 de março de 2016

2º Ciclo de Poesia - 5º Ano

Hoje, durante a tarde, foi a vez dos alunos do 5º Ano das Escolas Básica de Tondela e de Lajeosa do Dão, se encontrarem na Biblioteca Municipal para apresentarem os poemas ou textos poéticos, trabalhados previamente nas aulas de Português.

Os alunos tiveram uma ótima prestação, concentrando-se no seu papel de "leitores", muito empenhados, quer em apresentações individuais, quer nas apresentações de grupos.
Este é, sem dúvida, um momento de partilha muito emocionante, entre todas as turmas, tendo como mote a poesia!
Mais uma vez, a ACERT colaborou com os alunos, participando com a declamação de alguns textos. Obrigada!





Encontro com o jovem escritor Francisco da Paixão

As turmas do 9º Ano das Escolas Secundária de Molelos e Básica de Lajeosa do Dão, participaram, durante a manhã, num encontro com o jovem escritor Francisco da Paixão, no Auditório da ES de Molelos.

Este autor nasceu em Lisboa (1995), mas ainda pequeno veio viver para Viseu, onde passou toda a sua infância e adolescência. Aí iniciou, por volta dos 17 anos, a sua atividade ligada à escrita. Concluído o Ensino Secundário, na Escola Secundária de Alves Martins, regressou à capital, agora enquanto estudante do Curso de História na Faculdade de Letras da UL

Em 2015 editou o seu primeiro livro - "A Velha Irmandade", o qual esteve no centro da conversa de hoje, tendo o autor acentuado as suas influências, como é o caso dos The Beatles, de Fernando Pessoa, Luís de Camões ou Homero, ou, ainda, autores de poesia egípcia.

No decurso do encontro, o jovem escritor partilhou, com os presentes, aspetos relacionados com a sua motivação para a escrita, com as suas preferências ou fontes inspiradoras e, ainda, com os projetos que tem em curso e para o futuro, antevendo uma predisposição maior para a poesia.



No final do encontro houve espaço para os alunos colocarem algumas questões, tendo-se estabelecido um diálogo pertinente sobre alguns dos aspetos apresentados. A sessão terminou com alguns autógrafos do autor nos livros que alguns dos presentes tinham previamente adquirido.
Muito obrigada, Francisco! Ficamos à espera que a partilha de hoje incentive outros jovens a ler bastante e a escrever! :)

Encontro com o escritor Gonçalo Cadilhe

Gonçalo Cadilhe  foi um dos autores que hoje nos visitou! O encontro realizou-se na Biblioteca Municipal onde os nossos alunos dos 12ºA, 12ºCPTM, 12ºCPTT e 11ºCPTTAR, da Escola Secundária de Molelos, se juntaram a outras turmas do AETTR.

Este escritor-viajante, como ele próprio se considera, nasceu na Figueira da Foz em 1968, cidade onde cresceu e que mantém como residência. Licenciou-se em Gestão de Empresas na Universidade Católica do Porto, em Setembro de 1992, fazendo parte da primeira "fornada" de licenciados deste curso. Durante os anos da Universidade frequentou também a Escola de Jazz do Porto. Depois de uma breve passagem pelo mundo da Gestão de Empresas, em Abril de 1993 começou a viajar e a escrever sobre viagens de forma profissional. 
Tem dez livros publicados e assinou três documentários de viagens para a RTP2. Organiza e acompanha mini-tours pelo globo em colaboração com a agência "pintolopesviagens". 
"Passagem para o horizonte", "Um lugar dentro de nós", "Encontros marcados", "O Mundo é fácil", "1 Km de cada vez", "África acima", "A lua pode esperar" e "Planisfério pessoal", são alguns dos seus livros editados.



A conversa tida pelo autor à volta dos livros e das viagens, enfatizando o "ser, em vez de ter", lema de vida que procura realizar, marcaram os nossos alunos de forma positiva. O relato de experiências tidas em diversos países, vivendo e convivendo bem de perto com as populações locais, foram tema para conversa à posteriori, já em contexto escolar.
Foi um encontro interessante com alguém que tem a capacidade de partilhar as suas experiências e os seus conhecimentos através da escrita e dos livros! Obrigada.

quarta-feira, 16 de março de 2016

"Contos Encenados" para as crianças dos Jardins de Infância

As crianças dos Jardins de Infância do AETCF assistiram, ao longo do dia, a sessões de "Contos Encenados", pela Estação das Letras, na Biblioteca Municipal.
De manhã, juntaram-se os meninos das salas 1 e 2 da EB0 de Tondela com os dos Jardins de Lobão da Beira, Adiça e Tonda.
Foi um espetáculo super divertido, com muita cor e movimento, sempre à volta das histórias!



Durante a tarde, juntaram-se os meninos das salas 3 e 4 da EB0 de Tondela com os dos Jardins de Sabugosa, S. Miguel de Outeiro, Canas de Sta. Maria e Botulho.
O espetáculo foi igualmente animado e as crianças participaram com muita alegria!