sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

"Mural dos Afetos" e "Amigos Secretos"

Hoje termina a "Semana dos Afetos" e os alunos dos 6º Ano, no âmbito da disciplina de EMRC, em articulação com a BE, foram convidados a refletir sobre a importância dos "afetos" no dia-a-dia e a pensar em situações concretas em que os sentimentos se expressam e manifestam de uma forma especial, através do jogo "Amigo Secreto".
 

Também os alunos do 5º Ano, durante a aula de EMRC, foram até à BE enriquecer o "Mural dos Afetos" com frases alusivas aos sentimentos 'amor' e 'amizade'.
 
 
Este mural foi sendo preenchido ao longo da semana, tendo-se transformado, no final, num painel artístico e de reflexão!
 
 
Estão de parabéns todos os que participaram na atividade!


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Partilha de afetos na BE - os "Moralitos" apresentam a história do "Coelho Travesso" às crianças da EB0!

No âmbito da Semana dos Afetos, e em articulação com a Biblioteca Escolar, os "Moralitos" (alunos do 1º e 2º Anos), orientados pela professora de EMRC, Jacinta Almeida, apresentaram a história do “Coelho Travesso” às crianças do Jardim de Infância de Tondela (EB0) e às suas educadoras. A história foi apresentada a partir de um livro gigante, o que despertou logo o interesse dos mais pequenitos!



A professora do 2ºC, Isabel Cavaleiro, também deu uma ajudinha, tendo as crianças demonstrado muita atenção e entusiasmo pela história narrada, à medida que as personagens eram apresentadas pelos alunos.


Logo de seguida, todos as crianças se juntaram numa atividade de expressão plástica, que consistiu na pintura dos personagens da história.




Os trabalhos finais ficaram muito bonitos!
Foi um momento muito agradável, com cor e alegria, onde não faltou a partilha de afetos e os mais variados mimos!

 

Leituras com Afetos na BE da EB de Lajeosa do Dão

Um novo grupo de alunos do "Clube dos Amigos da Biblioteca" da EB de Lajeosa do Dão, dinamizou, hoje, mais sessões de leitura, no âmbito da rubrica "Conto contigo...!"
As leituras ligadas aos afetos continuaram a predominar e, desta vez, tiveram como público-alvo os alunos do 4º Ano!


A Biblioteca agradece a todos os alunos "Amigos", que têm vindo a demonstrar muita dedicação e carinho na dinamização das atividades!
Obrigada! Continuamos a contar convosco!
 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Leituras com afetos na BE da EB de Tondela

No âmbito das atividades da "Semana dos Afetos", decorreram, na Biblioteca da EB de Tondela, sessões de leitura no âmbito da iniciativa "Conto Contigo!", desta vez, com a designação de "Conto Contigo... na semana dos afetos!".
A professora Olga Hernández, da equipa da Biblioteca, aproveitando a temática, apresentou o conto "O Pombo e a Princesa" do livro  "Era uma vez" de José Eduardo Agualusa, com ilustrações de Carla Antunes.



Durante a apresentação da história, os alunos estavam encantados com a beleza das palavras e com as ilustrações e desenhos que a professora executou para a dinamização do conto. No final, os alunos mostraram a sua criatividade fazendo desenhos relativos aos afetos, à amizade e ao amor, os quais foram afixados no Mural dos Afetos.

Concurso de Máscaras - prémios atribuídos!

O júri do Concurso de Máscaras 2016, constituído pela diretora do agrupamento, Helena Gonçalves, pela presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Ana Cristina Gonçalves e pela coordenadora da educação do Município, Raquel Seabra, analisou o conjunto das máscaras apresentadas e elegeu as três primeiras:

1º Prémio: Jardim de Infância do Botulho - "A Ranhoca"
2º Prémio: Turma 3ºC da Escola Básica de Tondela
3º Prémio: Turma 3ºG da Escola Básica de Molelos - "O Gadochas".



Este concurso resultou de um desafio lançado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação  a todas os Jardins de Infância e turmas do 1ºCEB  do Agrupamento e teve a colaboração da Biblioteca Escolar.

Parabéns a todos os participantes!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Mensagens e Livros com Afetos na BE da ES de Molelos

Já deixaste a tua mensagem no "Mural dos Afetos" da tua Biblioteca?
Vem até cá e regista a tua frase ou sentimento preferido!
Aproveita e requisita também um dos livros colocados em destaque. Livros que apelam aos bons sentimentos nas relações entre as pessoas! Livros que contam histórias de amor ou de amizade! Livros que fazem sonhar!




Leituras "apaixonantes" na BE de Lajeosa do Dão

E as Sessões de Leitura continuaram na Biblioteca Escolar da EB de Lajeosa do Dão.
Continuando a explorar o tema "Afetos", os alunos do Clube dos Amigos da BE escolheram as obras e animaram a leitura junto dos seus colegas mais novos da turma do 3º Ano.



Continuem "Amigos"! Continuem a partilhar leituras e afetos!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

5ºC realiza atividade conjunta na Unidade de Multideficiência

Comemorando a "Semana dos Afetos", os alunos do 5ºC da EB de Tondela, acompanhados pelos professores Maria Nunes, Dulce Fernandes, Pedro Correia e Olga Matos, em articulação com as bibliotecas escolares, visitaram, hoje, a Unidade de Multideficiência da ES de Molelos, para realizarem atividades conjuntamente com o David (aluno desta turma que integra a Unidade) e com as restantes meninas que partilham esse mesmo espaço.


Transportados por um miniautocarro, disponibilizado pela CMT, chegámos mesmo a horas de almoçar na cantina da escola! Todos juntos, aproveitámos o momento para iniciar o convívio e a troca de afetos!


Seguiram-se jogos no exterior, aproveitando o sol tão desejado, que fez questão de nos presentear com os seus raios luminosos! E soube tão bem...! :)
Depois, visitámos a Biblioteca Escolar e experimentámos um novo momento lúdico, desta vez, com jogos manipuláveis.


Fomos, de seguida, para a sala da Unidade de Multideficiência, onde começámos por visionar um filme com uma mostra do trabalho e das atividades desenvolvidas por estes meninos tão especiais ao longo do ano letivo que passou. Ficámos admirados com a variedade de experiências feitas por eles e com a sua boa prestação, sempre acompanhados pela professora Cristina e por outros professores de apoio, assim como pelas senhoras assistentes operacionais, que tão bem sabem cuidar destes nossos colegas!


Finalmente, passámos à sala de Educação Tecnológica, onde, conjuntamente, desenvolvemos uma atividade de expressão plástica que consistiu na elaboração do "Mural dos Afetos"
Demos largas à imaginação e...

 aos poucos...


 com a colaboração de todos...


o resultado ficou muito interessante!... Gostámos muito da nossa "obra de arte" coletiva!


Antes de nos despedirmos, o David ofereceu a cada um dos colegas uma lembrança muito saborosa! - uma foto sua acompanhada de guloseimas! Hum...! Que bom!
Em troca, os restantes alunos da turma ofereceram ao David um póster com as fotos de todos, para ser afixado na sala da Unidade. Assim, ficaremos sempre juntos e recordaremos este dia cheio de carinho, amizade e companheirismo!

E despedimo-nos, por fim, não sem antes tirarmos uma foto de grupo para mais tarde recordar este dia tão especial!