quinta-feira, 5 de junho de 2014

Nomes do 2ºC... a brincar... e a rimar...

Hoje houve poesia coletiva!
Os alunos da turma C, do 2º Ano, do Centro Escolar de Tondela, construíram um poema, brincando com os seus nomes!
E o resultado foi este:

«Somos ainda pequenos
E gostamos de brincar
Pegamos nos nossos nomes
E vamos fazê-los rimar.

Eu sou o Afonso … mas não sou nada sonso.
Sou a Bruna … adoro passear na duna.
Gosto de chá de camomila … chamo-me Camila,
Adoro tangerina … sou a Carolina.
Ponho a roupa no cabide … sou o David,
Chamo-me Henrique … às vezes tenho um tremelique.
O meu nome é Justino … mas não sei fazer o pino,
Canto que nem uma cotovia … o meu nome é Maria.
Chamo-me Mariana … sou uma boneca de porcelana,
Gosto muito de banana … e também me chamo Mariana.
Escrevi uma linda carta … sou Rodrigues mas também Marta,
Eu sou querida e fofinha … chamo-me Marta, para os colegas Martinha.
Sou sossegada e humilde … sou a Matilde,
Trago sempre um bom farnel … por isso, sou o Miguel.
Sou o Pedro … sei guardar bem um segredo.
No cabelo uso gel … olá, sou o Rafael,
Eu sou a Raquel … adoro pãozinho com mel.
Sou amigo do amigo … sou o Rodrigo,
Eu, chamo-me Ruben … a minha almofada é uma nuvem.
Sou a Rute … aquela que nunca discute,
E eu sou o Simão … adorava viajar de foguetão!

Se gostaram da brincadeira
Podem também tentar
Escrevam os vossos nomes
Façam-nos brincar … e rimar.»


Muitos parabéns meninos e meninas! O vosso poema ficou fantástico! Continuem a escrever!...


Sem comentários:

Enviar um comentário