A Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Molelos, em articulação com a disciplina de Português, o Serviço de Psicologia e o Projeto PES, promoveu um encontro com o autor Carlos Almeida, destinado aos alunos do 10ºAno.
Esta atividade, para além de promover a escrita, o livro e a leitura, através da apresentação da obra "Mentes Criminosas", teve como objetivo levar os alunos a refletir sobre questões relativas à 'violência entre os seres humanos': doméstica, no namoro, nas redes sociais, entre outras.
O autor leu alguns episódios ficcionados sobre factos verídicos, destacou dados estatísticos sobre a violência em Portugal e no mundo, bem como alguns casos noticiados recentemente nos meios de comunicação social.
Num segundo momento do encontro, a Psicóloga do AETCF interveio, dando achegas e provocando a intervenção dos alunos, partindo da análise e discussão de algumas das frases citadas na obra apresentada, tais como:
- “Desde
a infância que não fui como os outros, nem vi o mesmo que os outros.” (Edgar Allan
Poe)
- “A
violência é sempre terrível, mesmo quando a causa é justa.” (Friedrich
Schiller)
- “Não
me preocupa que tenhas caído. Preocupa-me que te levantes.” (Abraham
Lincoln)
- “Se
confias demasiado, poderão enganar-te. Mas, se não confias o suficiente, a tua
vida será um tormento.” (Frank Crane)
- “Violência
não é um sinal de força, a violência é um sinal de desespero e fraqueza.” (Dalai Lama)
- “Há
sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura.” (Friedrich
Nietzsche)
Os alunos participaram com observações pertinentes e o balanço da ação considerou-se positivo, tendo constituído um ponto de partida para a abordagem dos temas "violência" e "direitos humanos".
[Carlos Almeida é licenciado e História pela FLUP; lecionou no Instituto Jean Piaget e atualmente leciona no AEViso, em Viseu; é também animador cultural e dirigente associativo, com atividade no âmbito das Artes Plásticas e Banda Desenhada]
Sem comentários:
Enviar um comentário