terça-feira, 31 de outubro de 2017

Encontro com Carlos Almeida (alunos do 10ºAno)

A Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Molelos, em articulação com a disciplina de Português, o Serviço de Psicologia e o Projeto PES, promoveu um encontro com o autor Carlos Almeida, destinado aos alunos do 10ºAno.
Esta atividade, para além de promover a escrita, o livro e a leitura, através da apresentação da obra "Mentes Criminosas", teve como objetivo levar os alunos a refletir sobre questões relativas à 'violência entre os seres humanos': doméstica, no namoro, nas redes sociais, entre outras.




O autor leu alguns episódios ficcionados sobre factos verídicos, destacou dados estatísticos sobre a violência em Portugal e no mundo, bem como alguns casos noticiados recentemente nos meios de comunicação social.
Num segundo momento do encontro, a Psicóloga do AETCF interveio, dando achegas e provocando a intervenção dos alunos, partindo da análise e discussão de algumas das frases citadas na obra apresentada, tais como:

- “Onde acaba o amor têm início o poder, a violência e o terror.” (Carl Jung)



- “Desde a infância que não fui como os outros, nem vi o mesmo que os outros.” (Edgar Allan Poe)



- “A violência é sempre terrível, mesmo quando a causa é justa.” (Friedrich Schiller)

- “Não me preocupa que tenhas caído. Preocupa-me que te levantes.” (Abraham Lincoln)

- “Se confias demasiado, poderão enganar-te. Mas, se não confias o suficiente, a tua vida será um tormento.” (Frank Crane)

- “Violência não é um sinal de força, a violência é um sinal de desespero e fraqueza.” (Dalai Lama)

- “Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura.” (Friedrich Nietzsche)

- “O corpo e a alma não se podem tratar por separado, porque são um todo indivisível. As mentes doentes devem ser curadas tal como os órgãos doentes.” (Dr. Jeff Miller)


Os alunos participaram com observações pertinentes e o balanço da ação considerou-se positivo, tendo constituído um ponto de partida para a abordagem dos temas "violência" e "direitos humanos".

[Carlos Almeida é licenciado e História pela FLUP; lecionou no Instituto Jean Piaget e atualmente leciona no AEViso, em Viseu; é também animador cultural e dirigente associativo, com atividade no âmbito das Artes Plásticas e Banda Desenhada]

 

Sem comentários:

Enviar um comentário