terça-feira, 29 de abril de 2014

Biblioteca da Escola Básica de Tondela distinguida pela RBE no Programa "Ideias com Mérito 2014"



A Biblioteca Escolar da Escola Básica de Tondela candidatou-se, este ano, ao Programa "Ideias com Mérito", promovido pela RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), apresentando o projeto “Conhecimento à mão - Cidadania.com TIC”, a desenvolver com alunos do 1º CEB.

A RBE pretende, com o Programa "Ideias com Mérito", incentivar o trabalho das bibliotecas escolares, apoiar projetos inovadores e divulgar as boas práticas daí resultantes.
Nesta Candidatura de 2014, o nosso projeto foi um dos 15 premiados, selecionado de entre 60 candidaturas apresentadas por escolas de todo o país. É, assim, com imensa satisfação, que o vemos distinguido e financiado pela RBE para, agora, podermos passar à fase de implementação.


Este projeto insere-se  no domínio da literacia da Informação, mas cruza-se, de forma transversal, com a literacia da leitura, nomeadamente a digital
Com ele pretende-se colmatar carências identificadas anteriormente e desenvolver, de forma gradual e contextualizada, as competências de informação e comunicação nos alunos do 1º ciclo, para que possam, progressivamente, aprender a aceder à informação, desenvolver o espírito crítico, adquirir competências de comunicação e capacidade de usar autonomamente recursos e ferramentas na construção de conhecimento. 

A conceção e a implementação do projeto “Conhecimento à mão - Cidadania.com TIC”, assenta num trabalho de parceria entre a Biblioteca Escolar do AETCF e o Pelouro da Educação da CMT, com o apoio da Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário