quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ação se sensibilização: "As olarias de cerâmica preta de Molelos" - no âmbito do Prémio Ilídio Pinho

Realizou-se, hoje, na Biblioteca da Escola Básica de Tondela, uma sessão de sensibilização e de informação, no âmbito do projeto “Em busca do barro perdido para projetar o futuro” - um projeto premiado pela Fundação Ilídio Pinho.
Como preparação para as saídas de campo aos locais de extração das argilas e às diversas olarias, o Dr. Hélder Abraços, Técnico Superior do Município de Tondela, dinamizou uma sessão de sensibilização e de informação relativa à origem do barro preto de Molelos, à evolução histórica das diversas modalidades de extração e conceção das peças, bem como às suas propriedades químicas e potencialidades terapêuticas. Além dos alunos do 6ºA, que são os dinamizadores do projeto, estiveram presentes nesta ação alguns professores da turma e, ainda, alguns elementos da equipa da biblioteca.



Com este projeto pretende-se ajudar a despertar a consciência dos alunos para a descoberta do meio que os rodeia, para a ciência e para a responsabilidade que lhes cabe em utilizar bem os recursos naturais, criando um mundo sustentável e potenciador do desenvolvimento da economia local e nacional.

Foi, sem dúvida, uma sessão muito interessante, enriquecedora e motivadora, a qual proporcionou aos presentes um conhecimento diversificado acerca deste recurso natural.


Sem comentários:

Enviar um comentário