sexta-feira, 16 de maio de 2014

Projeto "Em busca do barro perdido para projetar o futuro" - os pequenos oleiros do 6ºA

No âmbito do projeto “ Em busca do barro perdido para projetar o futuro”, a turma do 6ºA continua a desenvolver diversas atividades. 
No passado dia 13 de maio, o Sr. António Simões (pai de uma aluna da turma), um oleiro de Molelos, veio à aula de Educação Visual divulgar e explicar como se trabalha com a argila. Foram feitas bases, com vista à modelação/construção das peças e, aproveitando os “rolinhos” feitos na prensa do oleiro, os alunos foram colando, com "lambugem", uns sobre os outros, começando a fazer o levantamento das peças.
Com esta iniciativa, os alunos tiveram a oportunidade de obter informação relativa à origem do barro de Molelos, à evolução histórica das diversas modalidades de extração e conceção das peças, bem como às várias técnicas de construção de peças do quotidiano e de peças decorativas.



Foi, sem dúvida, uma atividade muito interessante, enriquecedora e motivadora, que proporcionou um conhecimento diversificado acerca deste recurso natural local.
O momento em que os alunos se tornaram "pequenos oleiros" foi aquele que mais entusiasmo despertou, pois permitiu-lhes desenvolver a sua criatividade.

Com este projeto, os alunos têm a ambição de criar uma peça em barro, que permita guardar produtos da região e uma mistura de argila com fins terapêuticos para, depois, ser comercializada.


Sem comentários:

Enviar um comentário