terça-feira, 20 de março de 2018

VII edição do "2ºCiclo de Poesia" do AETCF (5ºAno)

Simplesmente uma tarde cheia de magia, hoje, no Auditório Municipal!
Nada melhor para assinalar o Dia Mundial da Poesia, que se comemora amanhã!

Numa organização e dinamização partilhadas pelo Grupo Disciplinar de Português e pela Biblioteca Escolar, a sessão abriu com a prestação da dupla Raquel Costa e Sandra Santos, da ACERT! Como já vem sendo habitual, as atrizes encantaram todos os presentes! 
A plateia recordou que, desde pequenos, convivemos com a poesia: através das músicas que a mãe cantava, das brincadeiras de roda, das lengalengas, ...tudo isto acostumou os  nossos ouvidos à graça e ao ritmo das palavras. Hoje à tarde, foi mais um momento desses que os alunos tiveram a oportunidade de presenciar!
Com a poesia, podemos aliar a beleza da mensagem à brincadeira com as palavras, aos sons, aos gestos, aos significados e às formas. Assistiu-se, assim, a  uma ligação entre o pensar e o sentir, a um jogo sedutor de palavras a  que chamamos de poesia. Um mundo que é fascinante e imprevisível. Foi, sem dúvida, um momento poético bem passado, único e inesquecível!
Foi intenção da organização que esta sessão estimulasse a leitura de poemas, mexesse  com a forma de encarar a poesia, com os sentimentos e com a sensibilidade poética de cada um de nós.
Considerámos esta partilha muito enriquecedora, um exercício à nossa imaginação. Mais uma vez, gratificamo-nos com a presença da Raquel Costa e da Sandra Santos.
Todas as turmas encantaram e agradece-se a todas elas a sua participação, nomeadamente à turma que veio da EB de Lageosa do Dão, pois transformaram esta atividade num momento de singular convívio e de aumento de conhecimento.

Na próxima 5ª feira, ocorrerá um novo momento poético, dessa vez com as turmas do 6º ano!




Sem comentários:

Enviar um comentário