quinta-feira, 17 de março de 2016

Encontro com o jovem escritor Francisco da Paixão

As turmas do 9º Ano das Escolas Secundária de Molelos e Básica de Lajeosa do Dão, participaram, durante a manhã, num encontro com o jovem escritor Francisco da Paixão, no Auditório da ES de Molelos.

Este autor nasceu em Lisboa (1995), mas ainda pequeno veio viver para Viseu, onde passou toda a sua infância e adolescência. Aí iniciou, por volta dos 17 anos, a sua atividade ligada à escrita. Concluído o Ensino Secundário, na Escola Secundária de Alves Martins, regressou à capital, agora enquanto estudante do Curso de História na Faculdade de Letras da UL

Em 2015 editou o seu primeiro livro - "A Velha Irmandade", o qual esteve no centro da conversa de hoje, tendo o autor acentuado as suas influências, como é o caso dos The Beatles, de Fernando Pessoa, Luís de Camões ou Homero, ou, ainda, autores de poesia egípcia.

No decurso do encontro, o jovem escritor partilhou, com os presentes, aspetos relacionados com a sua motivação para a escrita, com as suas preferências ou fontes inspiradoras e, ainda, com os projetos que tem em curso e para o futuro, antevendo uma predisposição maior para a poesia.



No final do encontro houve espaço para os alunos colocarem algumas questões, tendo-se estabelecido um diálogo pertinente sobre alguns dos aspetos apresentados. A sessão terminou com alguns autógrafos do autor nos livros que alguns dos presentes tinham previamente adquirido.
Muito obrigada, Francisco! Ficamos à espera que a partilha de hoje incentive outros jovens a ler bastante e a escrever! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário