terça-feira, 15 de março de 2016

Encontros com a ilustradora Danuta Wojciechowska

Hoje veio ao nosso encontro mais uma ilustradora - a Danuta Wojciechowska!
Esta autora nasceu no Canadá em 1960. Estudou na Suíça e em Inglaterra. Vive e trabalha em Lisboa desde 1984. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração de 2003. Foi a candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen em 2004. É licenciada em Design de Comunicação (Zurique), com pós-graduação em Educação obtida em Inglaterra. Em 1992 fundou o atelier Lupa Design, onde se dedica ao design, ilustração e cenografia.

São imensos os livros, seus e de outros autores conhecidos, que esta artista ilustrou! Muitos deles fazem parte do fundo documental das nossas bibliotecas escolares e os alunos conhecem-nos bem. Destacamos: "O limpa-palavras e outros poemas", "O beijo da palavrinha", "Rato do campo e Rato da cidade / João Grão de Milho", "Ynari - A Menina das Cinco Tranças", "A Amarguinha e a Peça de Teatro", "Três Fábulas", "O Gato de Uppsala" e "O Menino no sapatinho".



No primeiro encontro de hoje, Danuta apresentou os seus livros e as suas ilustrações aos alunos das turmas 5ºF, 6ºB e 6ºE. A sessão realizou-se na Biblioteca Municipal.
Já da parte da tarde, juntaram-se a algumas turmas do Agrupamento AETTR, os nossos alunos das turmas do 8º Ano das Escolas Secundária de Molelos e Básica de Lajeosa do Dão e, ainda, os alunos do 9ºB. Esta segunda sessão ocorreu no Auditório Municipal de Tondela.



A ilustradora fez abordagens diferentes em cada um dos encontros realizados, tentando adaptá-las ao nível etário dos alunos, realçando sempre aspetos relevantes e interessantes inerentes ao processo criativo dos seus trabalhos.


Sem comentários:

Enviar um comentário