quarta-feira, 9 de março de 2016

Encontros com o escritor Nuno Camarneiro

Nuno Camarneiro é natural da Figueira da Foz (1977). Licenciou-se em Engenharia Física na UC, trabalhou no CERN e doutorou-se em Ciência Aplicada ao Património Cultural pela Universidade de Florença. Atualmente desenvolve a sua investigação na UA e é docente do Departamento de Ciências da Educação e do Património na U. Portucalense. 
 
"No Meu Peito Não Cabem Pássaros" é o seu primeiro romance, publicado em 2011. No ano seguinte venceu o Prémio Leya com o romance "Debaixo de Algum Céu" e recentemente, em 2015, publicou o livro infantil "Não acordem os pardais", com ilustração de Rosário Pinheiro (uma jovem ilustradora viseense).

Às 10.30h, o autor conversou com uma plateia composta por alunos do Ensino Secundário dos dois Agrupamentos de Escolas. Aos alunos do 11ºA da Escola Secundária de Molelos juntaram-se, ainda, os alunos do 9ºVOC1.
Nesta conversa o autor realçou aspetos muito interessantes sobre a forma como concilia a Ciência e a Literatura, áreas pelas quais é apaixonado e às quais se entrega de uma forma intensa.



Já depois de almoço, foi a vez das turmas do 2º Ano, da EB de Tondela, conversarem com o escritor. Desta vez, a abordagem centrou-se mais no livro para crianças "Não acordem os pardais"




Os alunos interagiram com o autor e, mais tarde, tiveram oportunidade de participar numa sessão de "Hora do Conto", uma atividade dinamizada por alunos da Escola Profissional de Tondela, em que a história explorada foi precisamente o conto em destaque.
Os alunos gostaram da história e, claro está, das ilustrações!
Parabéns ao escritor e à ilustradora! Continuem a fazer histórias para os mais pequenos!




Sem comentários:

Enviar um comentário